domingo, 26 de setembro de 2010

BuscaPé lança selo para produtos amigáveis ao meio ambiente

O site de comparação de preços online BuscaPé lançou o selo ECO, para identificar produtos que tenham em sua composição material reciclável, uma pegada de carbono reduzida e que apresentem um baixo consumo energético. Além dessas características, a designação também contempla produtos que vêm com manual de instruções digital, que tenham embalagens recicláveis, telas de LED e que sejam fabricados com madeira de reflorestamento ou plástico biodegradável. Isso é muito bom, pois assim as pessoas podem comprar produtos que não prejudiquem o meio ambiente com mais facilidade.

Mauricio Venga

Empresa quer lançar biocombustível de microalgas no Brasil até 2015

A empresa Algae Biotecnologia anunciou que pretende lançar comercialmente no Brasil, dentro de 5 anos, um biocombustível a base de microalgas, destinado ao mercado de aviação. O projeto piloto está sendo preparado para te início em 2013.O anúncio foi feito no 1° Seminário Microalgas, que aconteceu recentemente em São Paulo, realizado pela própria Algae Biotecnologia, empresa que cultiva microalgas no Brasil. A Algae integra o Grupo Ecogeo, que inclui empresas de remediação ambiental, mercado de carbono e energias renováveis. Esse é um projeto muito interessante, já que esses microorganismos contribuem para a mitigação do efeito estufa e é muito bom para o marketing das empresas de aviação, pois elas estarão contribuindo com o meio ambiente.

Mauricio Venga

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Bilhetes de loteria vão diminuir de tamanho

Os tradicionais bilhetes de apostas da Mega-Sena e de outros jogos lotéricos que exigem impressão de comprovantes deverão ter seu tamanho alterado até o final do ano de 2010, a redução será de 10%, cerca de 1,5 centímetros em cada bilhete. O objetivo é diminuir a derrubada de árvores já que milhões de metros de papel são gastos em dias de grandes apostas.
Um único jogo da Mega-Sena, têm cerca de 14 centímetros e deve ficar com 12 centímetros. Em dia de pico as quase 15 mil lotéricas do País registram até 20 milhões de apostas. De acordo com a Caixa ao longo de um ano, a redução de apenas 10% evitaria a derrubada de 2,2 mil árvores para fabricar o papel.
Fábio Braga Ribeiro

Metrô de Paris vai aquecer água de edifício vizinho

Um edifício de baixa renda em Paris está sendo renovado de forma sustentável para utilizar um sistema de aquecimento muito original: ele será, literalmente, aquecido pelo calor produzido no agitado metro parisiense, que passa sob sua estrutura.
A idéia é aproveitar o calor gerado pelos passageiros, vagões e por outras máquinas na estação de Rambuteau, que fica próxima ao museu Pompidou, para esquentar a água de 17 apartamentos, o que permitiria reduzir a conta de luz do condomínio e as emissões de CO2 em mais de 30%.
 Cada passageiro, solta cerca de 100 watts em calor do corpo, ao entrar, esperar e sair do metrô, então a energia liberada será utilizada para aquecer a água que corre nos canos subterrâneos. Depois, a água quente será bombeada para os apartamentos do prédio gerando uma economia significativa.
Fábio Braga Ribeiro

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Eficiência Energética

Em tempos em que o aquecimento global e as mudanças climáticas são motivo de preocupação no mundo, a melhoria da eficiência energética é a solução mais econômica, eficaz e rápida para minimizar impactos ambientais acarretados pela utilização da energia e reduzir emissões de dióxido de carbono (CO2). Ciente disso, a Petrobras, maior produtora e maior consumidora de energia do Brasil, faz a sua parte. Discutiu o tema internamente, em maio, no Seminário Internacional Petrobras de Eficiência Energética 2008, realizado no Rio de Janeiro, e implementa projetos e medidas. A idéia é crescer mais, o que implica maior consumo de energia, mas tornar esse consumo eficiente, reduzindo desperdícios e perdas para o meio ambiente, e tornar os negócios da Petrobras cada vez mais sustentáveis.
A melhoria da eficiência energética traz, ainda, outras vantagens. Poupa recursos naturais, como o petróleo e o gás. Diminui custos de produção. Possibilita a produção de bens cada vez mais baratos e competitivos. Melhora o desempenho econômico de empresas. Reduz a necessidade de se investir em infra-estrutura e energia, pois é mais barato conservar do que gerar energia. Além disso, assegura o retorno do investimento realizado, já que o montante é recuperado ao longo da vida útil de equipamentos, por conta da economia de energia ocorrida.
Fábio Braga Ribeiro

Goóc quer estimular uso de sandálias de pneu reciclado

A Goóc, referência nacional em calçados e acessórios ecológicos, tem o Projeto 2014. Apadrinhado pelo “rei” Pelé, a campanha tem como principal objetivo conscientizar a população a adotar o hábito de usar sandálias de pneu reciclado para, com isso, pagar seu consumo.

De acordo com estudos realizados pela empresa, o brasileiro usa, em média, um pneu a cada cinco anos, independente de possuir carro ou não. Por isso, a marca quer estimular o uso das sandálias de pneus reciclados em vez de utilizar outras matérias primas que acabam por acumular mais lixo. Com a iniciativa, a empresa pretende gerar aproximadamente 10 mil empregos novos, até 2014.

Fábio Braga Ribeiro

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Osklen moda sustentável

por Christiany Ribeiro




Sustentabilidade é o que há no momento é o que todo mundo quer ver em todos os produtos, nada melhor do que unir a sustentabilidade à moda. A Osklen uma das grandes marcas brasileiras usou em sua coleção de 2007 um látex natural da Amazônia desenvolvido pela Universidade de Brasília com o apoio do Ibama. A produção da borracha ecológica ajudam as famílias da região e fazem com que eles preservem a floresta. Alem do látex a Osklen com parceria com MoMa (Museum of Modern Art) lançou em Nova Iorque bolsas sustentáveis, uma feita em lona de juta do Pará e a outra de Tyvek, polímero 100% reciclável. Assim a Osklen pensa na moda preocupando com o meio ambiente, idéias de preservação e consumo consciente com isso inovando nas roupas e acessórios ecologicamente corretos. Com isso a marca sai na frente das outras pela sua conscientização.